sábado, 17 de julho de 2010

Reflexão sobre redes sociais

Resolvi fazer uma pequena reflexão sobre a utilização das redes sociais pelos internautas portugueses. Não sobre os hábitos dos mesmos ou o que os leva a utilizar estas plataformas.

Começando por uma análise do Top 100 dos sites em Portugal, não há grande surpresa ao constatar que o hi5 é a rede social com mais tráfego em Portugal. De facto, o sucesso desta rede fica bem patente no facto de ser o 2º site com mais visitas em Portugal apenas suplantado pelo Google na versão PT. A segunda posição no ‘ranking’ das redes socias em Portugal pertence ao Facebook que é já o 9º site mais visitado em Portugal o que demonstra bem o crescimento da rede social no nosso país, acompanhado aliás a tendência a nível global onde já é líder.

As redes sociais seguintes surgem, curiosamente, todas seguidas no ranking: Orkut (31º), Myspace (32º) e Twitter (33º).

Mais interessante é o lugar ocupado pelo Twitter. A rede de Microblogging só este ano conseguiu notoriedade em Portugal mas tem demonstrado um crescimento acentuado seguindo os padrões internacionais. A completar a lista no top 100 aparecem as redes Badoo (45º) e Tagged (64º). Grande ausente desta listagem LinkedIn.

Depois desta pequena informação sobre as redes sociais, deixo aqui também a minha vertente no ramo, ou seja, já fui utilizador hi5 mas agora utilizo o facebook simplesmente para contacto com amigos e troca de mensagens online com os mesmos.

É obvio que todas estas redes sociais têm as suas vantagens e desvantagens e como tal vou esclarecer algumas dessas situações.

Vantagens:

Divulgação do currículo

Pedido de referências pessoais

Oportunidades de emprego

Encontro de velhos amigos e colegas

Receber propostas de negócios

Selecção de especialistas

Desvantagens:

Exposição da sua imagem

Exposição de suas preferências e dos seus costumes

Um criminoso pode-se aproveitar das informações pessoais das suas vítimas

Um hacker pode roubar a sua senha e passar-se por si para mandar mensagens falsas


Sem comentários:

Enviar um comentário